Escolha uma Página

Sendo psicólogo em Balneário Camboriú eu duvido que tenha haver com falta de Deus, mas uma prática espiritual pode ajudar na recuperação.

Segundo o psiquiatra Morgan Scott Peck, que escreveu o icônico livro The Road Less Traveled, depressão é ausência de renúncia.

Vamos a ela, todos nos apegamos a comportamentos, pessoas e objetos.

Criamos uma conexão afetiva.

Imagine uma pessoa, que descobre que o amor da sua vida, não o ama mais.

A situação implica em ausência de renúncia, algo deve ser deixado para trás.

Isso é um processo, não acontece com um “like”.

Enquanto sofre a pessoa pensa muito no tema e o que acontece quando assistimos um filme triste?

Ficamos tristes, é a resposta biológica a um estímulo.

Nosso cérebro reage ao estímulo percebido e quimicamente “cria” a depressão, produzindo menos dopamina e aumentando serotonina, entre outras coisas.

A dopamina é o que nos move e a serotonina, embora popularmente conhecida como um neurotransmissor do prazer, em níveis muito altos causa apatia.

Então basta se expor a estímulos positivos para melhorar?

É um bom caminho, amigos, alegria, atividades físicas e psicoterapia, mas se o “gap” de dopamina for muito alto, atividades cotidianas não conseguem elevar os níveis, de forma que a depressão termine.

Então é necessário, medicação receitada por um psiquiatra, para restabelecer e depois manter com as atividades mencionadas.

Dois pontos podem determinar o sucesso em relação à depressão.

Primeiro, medicação receitada por um psiquiatra, vamos supor que você tome antidepressivos por conta própria, talvez resolva por um tempo, mas em algum ponto sua dopamina está legal e você continua tomando, o que acontece é que os níveis vão subir muito, diminuindo assim a serotonina.

Excesso de dopamina está ligado a comportamento “elétrico” e baixos níveis de serotonina a comportamentos obsessivos compulsivos.

A outra questão é, a depressão nasceu de uma forma de pensar, um padrão, para que ela não retorne, com a retirada da medicação é preciso mudá-la, isso se faz com psicoterapia.

Antoani Werner Morelli é psicólogo e atende online e presencialmente em Balneário Camboriú – CRP: 12-16 602 e WhatsApp 47 9 8822 1970.

 

Antoani Werner Morelli é psicólogo em Balneário Camboriú, adepto da Psicoterapia Cognitiva/Positiva, abordagens baseadas em evidências segundo a American Psychological Association (APA), ágeis e orientadas para a resolução das questões. Atendimento online e ou presencial.
Sendo psicólogo em Balneário Camboriú reúne experiência clinica para ajudar nas principais questões relacionadas a depressão, ansiedade, problemas de relacionamento e psicoterapia infantil.