Escolha uma Página

Por Psicólogo Antoani Werner Morelli – CRP 12-16602

Você quer ser diferente? Quer mudar? Vou, contar uma pequena história que demonstra a minha crença pessoal a respeito da mudança.
Eu elegi a bicicleta como a maneira pela qual pratico alguma atividade física, quando comecei poucos quilômetros me deixavam cansado, mas de forma natural fui evoluindo e percorrendo distâncias maiores, mas num ritmo tranquilo, parando, fotografando, atividade que também gosto.

Mas quando encontrava amigos, as conversas quase sempre iam no sentido de me motivar a fazer mais, eles diziam… Venha conosco, vamos fazer 100 km, ou participe da nossa pedalada que será de 40 Km. Comecei a me sentir mal, porque naquela época pedalava 13 Km e subir qualquer morrinho para mim era grande sacrifício.

Mas em determinado momento me dei conta, que estava me comparando com os outros, alguns verdadeiros atletas, me perguntei se queria ser atleta e a resposta foi não. Percebi que tenho as minhas próprias aspirações e que o objetivo dos outros, bem, são deles, não me servem.

Provavelmente meu ritmo evolutivo é completamente diferente de todas as pessoas do mundo, uma tentativa de tornar o desejo do outro, meu, sem respeitar as minhas particularidades provavelmente me traria algum tipo de sofrimento. Hoje pedalo 20 Km, 3 vezes na semana e já subo inclinações com bastante facilidade. Mas Antoani quais são seus objetivos? Desculpe gente, mas não tenho! Se tenho alguma coisa parecida com um objetivo em relação às pedaladas é aproveitar o momento, a natureza!

Falo todas estas coisas pois parece existir uma “febre da mudança” pelo mundo! Um movimento para que sejamos qualquer um menos nós mesmos! Estou convencido que a maior qualidade nossa, reside em sermos quem somos! E que é necessário encontrarmos nosso ritmo pessoal, para um desenvolvimento pleno e saudável em qualquer área da nossa vida.

Viver é a arte do encontro! Mas me parece que primeiro é necessário nos reencontramos com a pessoa que vamos passar o resto da vida juntos, nós mesmos!

“A simplicidade é o último grau de sofisticação.” (Leonardo da Vinci)